Facebook Twitter
 

portfólio - equipamentos

HNF Riba de Ave - Famalicão

MEMÓRIA DESCRITIVA

A presente memória descritiva refere-se à construção de um edifício hospitalar e vem complementar o conjunto existente. Situa-se no norte de Portugal, em Riba de Ave, concelho de Famalicão.

A implantação do edifício, rege-se pela relação que estabelece com as pré-existências e arruamentos, partindo do exterior para o interior, criando a sua própria identidade com a volumetria resultante da rotação e da diminuição da massa construtiva no “miolo”, de forma a criar melhores zonas de luz natural, ventilações, percursos, ritmos, relações de interior/exterior e hierarquias espaciais.

O edifício organiza-se em cinco pisos, sendo dois abaixo da cota da soleira e os três restantes acima do solo.

As comunicações verticais fazem-se por duas “colunas”, colocadas em pontos estratégicos para satisfazer as necessidades de utilização e ajudar na organização espacial, diminuindo percursos e ajudando a fluidez e funcionalidade do edifício. Cada coluna é composta por caixa de escadas enclausurada e conjunto de elevadores (monta-camas). Estas são de betão e têm também um papel importante na estrutura do edifício.

Outra das permissas da intervenção é ser uma solução económica e funcionalmente convincente e eficiente.

A escolha criteriosa de materiais, a estrutura (método construtivo), a organização espacial e a exposição solar, são os elementos necessários para atingir a eficiência que se pretende, não só no presente, mas a pensar num universo cronológico que justifique o investimento e nos dê a satisfação de que numa futura análise, a sua continua eficiência e funcionalidade permaneça eficaz e intemporal.

Pretende-se com esta intervenção manter a estrutura do conjunto do hospital NF, para proporcionar os parâmetros de qualidade exigidos nos dias de hoje.

Pensamos ser igualmente importante pensar no custo do investimento, para que tal possa ser viável e sustentável por uma instituição como a Santa Casa da Misericórdia de Riba d' Ave.

Porto, 14 de Maio de 2013

José Tavares arquitecto

 
voltar
  elaborado por: FORMAWEB Formaweb| Livro de Reclamações | Politica Provacidade atelier jotta 2005 2022